Black Rose

O que é Vidro Temperado?

O Vidro Temperado é cinco vezes mais resistente à choques térmicos do que um vidro comum com espessuras iguais. O Vidro Temperado também é considerado como um vidro de segurança, segundo clientes. O que você sabe sobre esse tipo de vidro que vem tomando conta da área de arquitetura? Acompanhe em nosso artigo suas principais características!

 

Vidro Temperado é sinal de segurança e eficácia para seus projetos

Em caso de quebra total, o Vidro Temperado se fragmenta em pequenos pedaços pouco cortantes, podendo ser removidos com maior facilidade e segurança e isso se relaciona ao fato de suas resistência ser maior em relação aos vidros comuns, podendo ser utilizado em aplicações estruturais autoportantes sem a necessidade de caixilhos.

 
\"vidro-temperado\"

 

Como é feita a fabricação do Vidro Temperado?

Como dissemos, o Vidro Temperado se consiste em uma chapa de vidro comum submetida a um processo de aquecimento à altíssimas temperaturas seguido por um resfriamento brusco, produzindo um material muito superior ao vidro regular em dureza e resistência sem perder transparência ou cor.

Como o material passa a ser menos maleável, os recortes e furações representam a primeira etapa do processo de temperamento do vidro. Logo após, as lâminas passam passa o forno, onde são aquecidas até cerca de 650 °C e resfriadas com ar pressurizado logo em seguida.

Em relação ao tratamento térmico de têmpera, o Vidro Temperado consiste no aquecimento gradativo do vidro até atingir a temperatura de 700ºC (estado plástico) para ser resfriado bruscamente. Com esse tratamento, o Vidro Temperado passa a ser mais resistente à flexão e passa a suportar diferenças de temperaturas de até 200ºC.

 

\"quais_tipos_de_vidros_existem_no_mercado\"

 

Temperamento do vidro

No temperamento químico, as chapas ganham resistência por meio do choque entre o óxido de sódio do vidro e o nitrato de potássio derretido no qual ele é imerso. Ambos os processos são irreversíveis, logo, o vidro temperado não pode ser furado ou lapidado, e, quando quebrado, fragmenta-se em pedaços pequenos, pouco cortantes. Assim, é ideal para aplicações que necessitem de durabilidade, resistência e segurança, como os boxes de banheiro.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *